quinta-feira, 14 de junho de 2012

Marreco's Fest 2012: será mesmo o fim?

A produção do Marreco's Fest, quer acontece nesse final de semana (dias 15 e 16), informar que esse é o último ano do Festival, que já está consagrado nacionalmente. Os problemas? São os mesmos enfrentados por todas as produtoras de mercado de Brasília que trabalham no ramo do rock'n'roll: dificuldade de obter apoio financeiro.


Essa situação cria um círculo vicioso: para trazer atrações boas, o preço a ser cobrado do público precisa ser alto para poder bancar os custos, pelo menos; só que preços mais altos, menos público comparece; menos público, o preço precisa subir... Um novelo muito difícil de se desenrolar....

A Homem da Marreta Produções Culturais entende o ponto de vista da galera do Marreco's Fest, nossos amigos e parceiros em nossos projetos (ao ponto que temos uma promoção especial para a Festa do Chão João, com desconto de 50% até às 3h para o público metaleiro do festival. Veja aqui).

E estamos torcendo muito para que eles consigam obter os apoios necessários para que o maior Festival de Metal do Centro-Oeste chegue ao seu 12º, 13º, 20º infinitésimo ano de existência!

A seguir, publicamos a nota divulgada no site do festival (http://www.marrecosfest.com.br/news.html):

O Marreco`s Fest completa este ano 11 anos de existência. Ao longo desses anos vimos o que era uma festa particular para poucos convidados se tornar o maior festival de metal do Centro-Oeste. Marreco`s Fest ganhou fama e muito respeito tanto dentro do Brasil como no exterior. Trouxemos grandes nomes do metal nacional e internacional, ressuscitamos bandas já extintas e fomentamos como ninguém a cena brasiliense. Nesses anos tivemos a sorte de fazer muito mais amigos que inimigos. Nessa década, enquanto os cães ladravam, arrebatamos cada vez mais fãns e frequentadores, diante dos olhos incrédulos daqueles que apenas criticam a cena e nada fazem para mudá-la. Mas a situação chegou ao seu limite.


Como financiar um festival?


Patrocínio da iniciativa privada? Não rola! Os pequenos empresários locais são bem-intencionados e até querem ajudar, mas o que podem oferecer é muito alto para a sua sofrida contabilidade e muito pouco para nossas estrombólicas despesas. Já as grandes corporações não tem o menor interesse em patrocinar eventos de heavy metal por se tratar de público restrito e como já ouvimos da boca deles, cri-cris e picuínhas para comprarem os produtos que eles tem para oferecer. Entre nós do metal e a turma do axé, pagode e sertanejo, adivinha quem se eles optam por patrocinar?


Patrocínio do governo? Não rola! Certa ocasião até que conseguimos emenda parlamentar mas optamos em não utilizá-la. Não concluímos o processo e deixamos o dinheiro nos cofres públicos quando percebemos o que teríamos que fazer para utilizar esse dinheiro.


Porra!!! Quem paga então? O público. É assim que deveria ser. Brasília está mal-acostumada por conta dos seus mil festivais de graça. Nos eventos pagos temos sempre platéias pouco numerosas, como vimos nos shows do Brujeria, Death Angel, Ill Nino, Onslaught, Tarja, Saxon e Evergray. Isso só afasta nossa cidade da rota de shows internacionais, desmotivando a produção local e restringindo as apresentações a cidades como SP e outras capitais, decretando que ainda falta muito para que Brasília realmente seja a capital do Rock (cabe lembrar que Iron Maiden, Ozzy e Scorpions transcendem o metal e atraem públicos que nem sabem a diferença do Chimbinha para o Adrian Smith).


Cansada de remar contra o axé, a produção do Marreco`s Fest pendurará as guitarras mas antes fará o melhor festival de todos os tempos. Preparem-se para (pela terceira vez) 3 atrações internacionais - Samael, Raven e Grave - 10 bandas da cena brasiliense, mais 4 bandas nacionais e a volta do cultuado projeto Classic Albums com a banda Khallice tocando o disco Awake do Dream Theather, a banda Iron Maythem tocando o disco Killers, a banda The Pumpkins tocando o disco Keeper Of The Seven Keys e a banda Big Balls tocando Black in Black do AC/DC.


Enquando o fim do mundo não chega, compre seu kit/ingresso e venha, pois o Marreco`s Fest vem aí mais uma vez para honrar sua reputação.



Veja mais Notícias do Rock aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário